Sem Comentarios

[Biografia] Júlio Dinis


Autor: Júlio Dinis

Biografia

Joaquim Guilherme Gomes Coelho, conhecido pelo seu pseudónimo Júlio Dinis, nasceu no Porto, a 14 de novembro de 1839, e faleceu na mesma a 12 de setembro de 1871. 
Frequentou a escola primária em Miragaia. Aos catorze anos concluiu o curso preparatório do liceu. De seguida, matriculou-se na Escola Politécnica, tendo transitado para a Escola Médico-Cirúrgica do Porto. 
A sua saúde foi-se deteriorando, sendo obrigado a voltar para Ovar e depois para a Madeira, dedicando-se então à literatura. 
Já sofria da doença da tuberculose pelo que se transferiu temporariamente para Grijó e posteriormente para Ovar. Foi ainda esperançado numa cura de ares, mas o seu mal não tinha cura. Com quase trinta e dois anos apenas, morria aquele que foi o mais suave e terno romancista português, cronista de afetos puros, paixões simples, prosa limpa. Essa doença, que já tinha vitimado a sua mãe, foi a causa da morte de todos os seus oito irmãos.
Viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do otimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. 
É considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo.
Além do pseudónimo de Júlio Dinis, usou também o de Diana de Aveleda, com que assinou pequenas narrativas ingénuas. Assinou também pequenas crónicas no Diário do Porto. Ao nível das publicações periódicas, também se encontram colaborações suas nas revistas Semana de Lisboa (1893-1895) e Serões (1901-1911).
A casa onde faleceu deu lugar à construção de uma casa de espetáculos cinematográficos.


Com tecnologia do Blogger.